Canal YouTube

           
Logótipo do Grupo Coral de Ponte



Ainda o ano de 1977 ia começando quando, a 27 de Janeiro, nasce o Grupo Coral de Ponte (GCP). Apesar de o objetivo inicial ter sido solenizar as Eucaristias dominicais da Vila de Ponte, foi nestes primeiros anos da sua existência que viu, pela sua participação em atividades culturais e diversas viagens, que pelo que parecia o futuro lhe reservaria grandes coisas, tornando-se este facto evidente quando na viagem a Itália os coralistas tiveram o privilégio de conhecer o Papa de então. 
    
No ano de 1989, o GCP decide alargar o seu reportório e começar também a dedicar-se a música clássica polifónica, religiosa e profana, além de começarem também aqui a sua participação em encontros corais. A sua participação regular no evento “Encontro de Coros do Minho” conduziu até à organização da VI edição do mesmo, além de que no seu vasto currículo fazem também parte concertos anuais de Natal e Páscoa na Vila de Ponte, em serviço da comunidade. Mas as suas atividades não se prendem apenas ao serviço da comunidade da Vila de Ponte mas estendem-se até ao concelho de Guimarães, já que o protocolo com a Câmara Municipal desta cidade, lhes dá a oportunidade de brindar com o seu talento um número mais alargado de pessoas, numa panóplia de concertos organizados por esta instituição. Mais tarde conseguiu ainda alargar os seus horizontes quando, numa iniciativa inspiradora e pioneira, começou um programa de intercâmbio internacional com três coros das Astúrias, Espanha, o Orfeón de Castrillón, o Coro de Mieres e o Coro de Llanera. Além de todas estas atividades que rodeiam a sua vida ativa nas diferentes comunidades, o GCP encontrou ainda tempo para organizar e dar inicio ao Encontro de Coros da Zona Pastoral das Taipas.
            
             
Grupo Coral de Ponte
   
Além de todos os eventos em que participa sempre brilhantemente, o Grupo Coral de Ponte começou a sua discografia com uma participação no disco “Hinos”, convidados pela Câmara Municipal de Guimarães. No final deste ano de 2008, outro disco foi lançado “CD-CORDAS & VOZES”, uma coletânea de músicas que fizeram parte do reportório do Concerto de Natal, no qual participaram o GCP, além de outros grupos fantásticos, como Grupo Coral de Azurém e a Orquestra da Câmara Collegia Ensemble.

          
A 26 de Janeiro de 2011, o GCP regista-se como uma associação sem fins lucrativos e a partir desta data novos projetos são delineados e fazem parte integrante do plano anual de atividades do grupo.
   
Nunca colocando de lado a sua função como grupo coral religioso, neste mesmo ano, o GCP canta e encanto o Santuário do Sameiro, o Santuário de São Bento da Porta Aberta e o Santuário do Fátima, entre outros não menos importantes.

            
Ainda neste mesmo ano, o GCP participa na iniciativa “Museu à noite”, numa parceria com o Museu Alberto Sampaio. Sendo que, numa outra edição da mesma atividade, participa na iniciativa que teve lugar no Paço dos Duques, sendo que de forma tão brilhante que o diretor o convidou para realizar o concerto comemorativo dos 10 anos da elevação da cidade de Guimarães a Património da Humanidade.

            

Grupo coral de Ponte
    

Em 2012, ano em que Guimarães é nomeada Capital Europeia da Cultura, o GCP não teve mãos a medir na sua participação em atividades relacionadas com esse título, além de que a convite do Museu Alberto Sampaio acaba por abrir uma outra exposição denominada “Angelorum”. Além destas suas participações nas atividades relativas ao título de Guimarães com Capital Europeia da Cultura, não deixou de participar em outras atividades como o concerto no qual participou no Santuário do Sameiro e um outro no Paço dos Duques. Novamente convidado pela Câmara Municipal de Guimarães aceitou fazer parte do “Coro de Guimarães”, em conjunto com a Orquestra Estúdio, que foi responsável pelo concerto de abertura da Plataforma das Artes, no dia de Portugal. Este ano de 2012 terminou com um concerto com o belíssimo Gerês como paisagem de fundo, no Santuário da Peneda.
Maestro e organista Ricardo Freitas
      
Atualmente, o Grupo Coral de Ponte conta com a participação de 30 maravilhosas vozes mistas e a direção artística do Maestro e Organista Ricardo Freitas, que talentosamente conduz à harmonia e magnífica música que, todos juntos, se empenham em criar e transmitir a todos interessados em ouvir boa música.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Grupo Coral de Ponte - Powered by Blogger -